Para Zilá, o RS precisa renegociar dívida e buscar ajuste fiscal

Foto: Galileu Oldenburg | Agência ALRS
Foi aprovado nesta terça-feira (4) o Relatório Final da Comissão Especial para Analisar a Dívida do RS com a União, da Assembleia Legislativa. O texto é resultado de seminários, visitas técnicas e diversas reuniões ordinárias e audiências públicas em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Ijuí.

Em síntese, o documento final da Comissão propõe que o Congresso Nacional altere o Art. 35 da Lei de Responsabilidade Fiscal, dando assim condições legais para a renegociação das dívidas dos Estados. Também foi sugerido a repactuação da dívida contratual com a União, que representa 91% do total da dívida do Estado.

A deputada Zilá Breitenbach, integrante da Comissão, ressaltou que é necessário que o Estado repactue a sua dívida com a União, com taxas de juros menores, trocando dinheiro caro por dinheiro barato. “Além disso, é preciso sobretudo que o governo persevere no equilíbrio fiscal, senão não adianta nada”, concluiu.

A parlamentar lembra ainda que por conta da reestruturação da dívida extra limite, em 2008, na operação de US$ 1,1 bilhão com o Banco Mundial, a economia gerada já atingiu a R$ 547 milhões, conforme dados publicados pela Secretaria da Fazenda Estadual.

Bancada do PSDB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato