PSDB cresce no número de votos no RS

O PSDB quase dobrou sua votação no Rio Grande do Sul em comparação com a eleição municipal de 2008. O partido obteve 470,2 mil votos no pleito deste domingo (7). Há quadro anos, os tucanos haviam conquistado 285,8 mil votos.

O resultado positivo se deve a vitória em cidades com um grande número de eleitores como São Leopoldo e Viamão. O bom desempenho em Pelotas também ajudou a alavancar a votação tucana nesta eleição.


GRANDES CIDADES
Em São Leopoldo, Doutor Moacir obteve 55,9% dos votos válidos. O candidato tucano conquistou o apoio de 65,2 mil eleitores. A cidade possui 158,6 mil habitantes aptos para votar.

O resultado em Viamão também foi satisfatório para o PSDB. Bonatto terminou a eleição com a aprovação de 38,2% dos viamonenses. Foram 43,2 mil votos na proposta do PSDB. O município apresenta 162,7 mil eleitores.

Na zona sul do Estado, Eduardo Leite terminou o primeiro turno na frente com 39,8% da preferência do eleitorado. O tucano vai disputar o segundo turno no dia 28 de outubro. Eduardo recebeu o voto de 77 mil pelotenses. A cidade conta com 207,7 mil eleitores.

VEREADORES
No âmbito das Câmaras Municipais, o PSDB obteve um resultado parecido com o pleito de 2008. Os tucanos elegeram 251 vereadores em todo o Estado.

PREFEITOS
O PSDB manteve o mesmo número de prefeituras que em 2008. O partido conquistou 19 prefeitos. Ainda falta o resultado de Pelotas para fechar o quadro deste ano.

Luís Gustavo Machado – Jornalista MTB 15280

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato