Pedro Pereira questiona projeto de lei que compromete realização de rodeios

Pedro Pereira (esq) coleta assinaturas na Assembléia. 
Crédito foto: Luís Gustavo Machado
O deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) está questionando a necessidade do Projeto de Lei 2.086/2011, que tramita na Câmara Federal, sugerindo a proibição de perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animais em rodeios. Segundo Pereira, a Constituição Federal já dispõe de critérios que protegem os animais de maus-tratos. “Entendemos que o projeto é uma demasia e compromete a realização de eventos que fazem parte da tradição de setores da sociedade historicamente vinculados à atividade agro-pastorial”, afirmou.

Na quarta-feira (19), o parlamentar tucano deu início à coleta de assinaturas na Assembleia Legislativa para sugerir a retirada da proposta, que está em tramitação da Câmara. Quarenta e quadro deputados já assinaram o documento. A intenção de Pereira é aprofundar o debate visando aperfeiçoar o projeto para não comprometer a promoção de rodeios e, ao mesmo tempo, preservar o ordenamento jurídico nacional sobre a proteção dos animais. “Acreditamos que seja possível encontrar caminhos que contemplam os interesses dos agentes envolvidos. Vamos buscar apoio de parlamentares gaúchos para ampliar o debate”, concluiu.

A Lei Federal 9.605/98 estabelece sanções penais a prática de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, estabelecendo como crime atos de abuso e maus-tratos aos animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exótico. Por essa razão, não haveria a necessidade de criação de outra lei para proteção dos animais usados em rodeios.

Luís Gustavo Machado - Jornalista MTb 15280

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato