Tarso sepultou definitivamente cumprimento do piso do magistério

Professores da rede estadual protestam durante a votação.
Crédito da foto: Galileu Oldenburg | Agência AL/RS
Com a aprovação do Projeto de Lei 256/2012 nesta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa, o governo Tarso confirmou efetivamente que não vai cumprir a Lei do Piso Nacional do Magistério. A proposta aprovada por 26 deputados da base de apoio à administração petista concede aos professores reajuste de 28,98% parcelado até 2014. Os deputados tucanos se abstiveram da votação.

Para a Bancada do PSDB, além de não oferecer o valor correto do piso, conforme determina a legislação federal, o projeto fere as leis de Responsabilidade Fiscal e Eleitoral. Ambas proíbem o aumento de despesas 180 dias antes do termino do mandato e durante qualquer processo eleitoral.

Os tucanos tentaram corrigir parte das irregularidades na proposta do governo apresentando uma emenda que assegurava o pagamento integral do percentual de reajuste em março de 2013. A sugestão não chegou a ser votado por uma manobra do líder do Governo, Valdeci Oliveira, que pediu preferência para votar o projeto na íntegra.

Para a deputada Zilá Breitenbach, nada justifica a incoerência do governador Tarso Genro quanto ao descumprimento da Lei do Piso. “A base foi forçada a votar favoravelmente a um projeto que não respeita a legislação nacional, tendo em vista que não paga aquilo que os professores tem direito. Na campanha, o governador prometeu, mas agora confirmou através de suas ações que não vai cumprir”, avaliou.

Na tribuna, o deputado Jorge Pozzobom apresentou um vídeo do então candidato ao governo do Estado Tarso Genro afirmando, durante debate na campanha eleitoral de 2010, que iria cumprir a lei piso. “As imagem apenas ilustra as duas caras do governador. Os professores foram enganados”, concluiu.

O líder da bancada tucana, deputado Lucas Redecker, lamentou a forma como o governo Tarso está conduzindo as questões de interesse dos professores no Parlamento. “É um governo que ainda não disse pra que veio, que atropela o debate enviando projetos em regime de urgência e não cumpre o que prometeu na campanha eleitoral”, observou.

Saiba quem votou a favor:

PT - Adão Villaverde
PT - Aldacir Oliboni
PT - Altemir Tortelli
PT - Ana Affonso
PT - Daniel Bordignon
PT - Edegar Pretto
PT - Jeferson Fernandes
PT - Luis Fernando Schmidt
PT - Luis Lauermann
PT - Marisa Formolo
PT - Nelsinho Metalúrgico
PT - Raul Pont
PT - Valdeci Oliveira
PDT - Alceu Barbosa
PDT - Dr. Basegio
PDT - Gerson Burmann
PDT - Gilmar Sossella
PDT - Marlon Santos
PDT - Paulo Azeredo
PTB - Aloísio Classmann
PTB - José Sperotto
PTB - Jurandir Maciel
PTB - Ronaldo Santini
PSB - Miki Breier
PCdoB - Raul Carrion
PRB - Carlos Gomes

Luís Gustavo Machado – Jornalista MTb15280

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato