Aprendizagem na Educação Básica se distancia das metas


Zero Hora.com

O Brasil tem hoje, na segunda etapa do Ensino Fundamental, apenas 27% dos alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa e 16,9% em matemática. Apesar de terem crescido de 2009 para 2011, as duas taxas estão abaixo das metas traçadas pelo Movimento Todos Pela Educação, que eram de 32% para língua portuguesa e de 25,4% para matemática.

No Ensino Médio, o desempenho é ainda mais sofrível: o índice se manteve estagnado em 29% em língua portuguesa, sendo que a meta parcial era de 31%. Em matemática, houve piora, pela primeira vez desde que o Todos Pela Educação começou a monitorar o indicador: a taxa caiu de 11% para 10% — a meta era o dobro, 20%.

Os dados fazem parte do relatório De Olho nas Metas 2012, quinta edição de monitoramento das cinco Metas do Todos Pela Educação, divulgado na semana passada. Os indicadores foram calculados com base nos resultados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2011.

Brasil ainda tem mais de três milhões de crianças e jovens fora da escola

Apesar dos grandes progressos nas últimas décadas – frutos, em grande parte, da quase universalização do Ensino Fundamental –, o Brasil ainda tem pouco mais de 3 milhões de crianças na faixa etária que vai dos 4 aos 17 anos fora da escola. O país conseguiu atingir a taxa de 92% da população dessa idade matriculada nas redes de ensino. A maioria dessas crianças tem entre 4 e 5 anos – cerca de 1 milhão – e entre 15 a 17 anos – aproximadamente 1,5 milhão.

Os dados foram obtidos com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e fazem parte do De Olho nas Metas 2012. A Meta 1 busca que, até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, 98% das crianças e jovens de 4 a 17 anos estejam matriculados na escola. Segundo uma das metas do Todos Pela Educação, em 2012 o percentual de crianças na escola deveria estar em 94,1%.

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