Esforços conjuntos, histórias anônimas


Leia artigo da líder da Bancada do PSDB, deputada Zilá Breitenbach, publicado nesta sexta-feira (8), no Jornal do Comércio. O texto destaca o papel da mulher na sociedade contemporânea.

A atuação da mulher na política é apenas uma das faces que representam o crescente protagonismo feminino na vida em sociedade. Basta ver que, no último pleito, 35 prefeitas foram escolhidas para governar municípios gaúchos.

Éramos onze em janeiro de 1997, quando assumi pela primeira vez a prefeitura de Três Passos. Como se vê, cada vez mais colegas estão à frente de governos, assembleias, câmaras, organizações, fundações e entidades representativas. No entanto, essa é somente a parte mais visível de todo o processo.
Por trás de cada mandato conquistado, há o esforço de mulheres anônimas que, diante daquilo que está ao seu alcance, demonstram competência, força de vontade e sensibilidade. Falo de mães de família, de jovens estudantes, de empreendedoras de sucesso.

Falo da senhora idosa que segue encontrando forças para trabalhar – e o faz com persistência, desprendimento e muita alegria. Falo da agricultora de mãos calejadas e suor no rosto, mas que não dispensa a delicadeza de uma leve maquiagem. Falo das histórias que acontecem dentro de casa, do escritório, da sala de aula, da propriedade rural. Histórias que se multiplicam, mesmo sem percebermos, todos os dias diante dos nossos olhos. São trajetórias que merecem nossa homenagem e respeito no Dia Internacional da Mulher.

Muito embora as grandes conquistas políticas, econômicas e sociais tenham sido lideradas por figuras femininas emblemáticas, essa construção ocorreu – e segue ocorrendo – muito mais perto de nós. E o mundo está melhor por causa disso. Mais compreensivo, mais criativo, mais cuidadoso e mais evoluído. Cada mulher que ocupa um cargo público eletivo, e eu faço parte desse grupo, deve ser duplamente grata.

Em primeiro lugar, ao eleitor que confiou em seu trabalho. Mas também, e principalmente, a todas as heroínas do cotidiano que legitimam o espaço feminino na sociedade. Esperamos estar à altura de cada uma delas, trabalhando com seriedade e compromisso. E, dessa maneira, oportunizar novos horizontes, seja na política ou na vida privada, às nossas filhas e netas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato