Os dados ruins da economia do Estado e do país

Para entender melhor os dados relativos ao desempenho da economia em 2012, a assessoria técnica da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa fez um levantamento comparando os números do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Em termos absolutos, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho ficou em R$ 296,3 bilhões no ano passado. Esse números significou uma queda de 1,8% em relação ao volume de recurso registrado em 2011. Em síntese, a produção do Estado perder cerca de R$ 5 bilhões de um ano para o outro.

O desempenho da economia brasileira também foi ruim. O PIB nacional cresceu apenas 0,9%. Segundo especialistas, para o país obter um crescimento razoável, o percentual deveria ter ficado acima de 5%. Confira o gráfico abaixo:

Agropecuária
O setor que puxou para baixo o desempenho da economia gaúcha foi a agropecuária, com uma queda de 27,6%. A soja apresentou uma perda de 49,3%, o milho 45,3% e o arroz 14%. No âmbito nacional, o decréscimo no setor primário foi de 0,8%, extremamente inferior ao obtido pela produção do Estado. Confira o gráfico abaixo:


Irrigação

A seca foi o grande vilão do péssimo desempenho da economia gaúcha em 2012. Para combater os efeitos das estiagens cíclicas que afetam a produção primaria do Estado, o poder público deveria investir mais em projetos de irrigação. Lamentavelmente, o governo Tarso não tem dado prioridade as ações de prevenção a seca.

O volume de investimento feito em Irrigação nos dois primeiros anos da gestão petista deixa claro que a questão não está sendo tratada de forma estrutural. Além de extinguir a Secretaria Extraordinária de Irrigação e Usos Múltiplos da Água, criada no governo do PSDB para priorizar o combate aos efeitos das estiagens, a administração atual aplicou somente em 2012 cerca de um terço do que foi investido em 2010, último ano da gestão tucana. Confira o gráfico abaixo:


                             2010                   2011                 2012

Luís Gustavo Machado - Jornalista MTb 15280

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato