Audiência pública para debater gestão do IPE Saúde

Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
A partir da notícia de que médicos e hospitais credenciados ao IPE Saúde decidiram suspender, por um dia, o atendimento em razão dos baixos valores repassados pelo Estado, o deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) protocolou nesta quarta-feira (22), na Comissão de Saúde e Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa, requerimento propondo a realização de um audiência pública para tratar do assunto. Segundo Pereira, mais de um milhão de usuários do IPE, em especial os servidores estaduais, poderão ser prejudicados caso o governo não encare a manifestação com seriedade.

O deputado explicou que a audiência pública visa averiguar, entre outras coisas, se o governo do Estado está repassado corretamente a contribuição patronal devida ao IPE Saúde. De acordo com o parlamentar, em 2011, o Tribunal de Contas do Estado apurou que o Poder Executivo repassou somente R$ 257,4 milhões. “Isso representa 32% a menos do que o Estado deveria repassar respeitando a paridade das contribuições devidas ao Fundo de Assistência à Saúde dos Servidores”, concluiu.

O requerimento deverá entrar na pauta de votação da comissão na próxima quarta-feira (29). Caso seja aprovado, serão convidados para participar da audiência pública representantes do IPE; da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS); do Conselho Regional de Medicina (CREMERS); do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS); da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul; da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Estado (FEHOSUL); e da Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Estado (AHRGS).

Luís Gustavo Machado – Jornalista MTb 15280

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato