Deputados da Bancada do PSDB na Assembleia falam sobre os protestos

Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
Os deputados da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa usaram a tribuna nesta terça-feira (18) para avaliar os protestos realizados em diversas cidades do país. Para os parlamentares tucanos, o poder público precisa ouvir mais a voz das ruas e entender o sentimento expressado pelos manifestantes, que questionaram o aumento do custo de vida, a baixa qualidade dos serviços essenciais, a impunidade e a corrupção. Na visão dos deputados, a elevação dos gastos públicos e a volta da inflação também está deixando a população inquieta.

A líder da bancada tucana, deputada Zilá Breitenbach, salientou que os partidos políticos, em especial os parlamentares, devem procurar a origem das manifestações. “Será que a comunidade continua aceitando o desperdício e o abuso do gasto público, fazendo com que a corrupção aumente cada vez mais no país? A preocupação em fazer só política já tirou do foco o governo federal no Programa de Aceleração do Crescimento. Nossa bancada já denunciou inúmeras vezes a abaixa execução do PAC no Estado”, destacou. Zilá aproveitou a oportunidade para questionar a centralização dos recursos na esfera federal, deixando Estados e Municípios sem condições de financiar suas políticas públicas.

Para o líder do partido na Assembleia, deputado Lucas Redecker, parte dos protestos tem relação com os gastos nos estádios da Copa de 2014. Segundo Redecker, o volume de recursos empregado pelo governo em obras nas arenas, que serão utilizadas nos jogos, é motivo de revolta por parte do cidadão, que reivindica mais ações no âmbito da infraestrutura das cidades. “A Copa é bem-vinda, trará desenvolvimento, colocará o nosso país na vitrine do mundo, mas o que deixa as pessoas perplexas e pasmas são as nossas necessidades frequentes e imediatas”, concluiu.

De acordo com o deputado Pedro Pereira, a população quer apenas ter suas necessidades atendidas. “Os governos devem oferecer Saúde e Educação dignas, pagarem o piso salarial dos professores, dar mais segurança, promover obras de infraestrutura e gerar emprego. O recado é claro e está mais do que na hora de haver um movimento mais efetivo da classe política na direção desses anseios”, afirmou.

O deputado Jorge Pozzobom reforçou a legitimidade dos protestos, mas criticou os atos de vandalismo. “As ações protagonizadas por vândalos incendiando ônibus, colocando em risco a vida das pessoas, quebrando lojas, impedindo o direito de ir e vir dos outros, não são certas. Sou absolutamente favorável a toda e qualquer manifestação, mas sou radicalmente contrário a todo e qualquer ato de vandalismo”, ponderou. Pozzobom ressaltou ainda as questões que merecem maior atenção dos cidadãos, como a votação da Projeto de Emenda Constitucional 37, a PEC da Impunidade, que retira o poder de investigação do Ministério Público, e a PEC 33, que quer referendar as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) no Congresso Nacional. “São violações ao Estado democrático constitucional de direito”, apontou.

Luís Gustavo Machado – Jornalista MTb 15280

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato