Proposta busca oferecer autonomia administrativa e financeira ao Corpo de Bombeiros

Crédito da foto: Renata Leite
O deputado Pedro Pereira protocolou novamente, na tarde desta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição 225/2013 que desvincula o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar (BM). A PEC havia sido protocolada na semana passada, contudo, o seu propósito era a desmilitarização dos bombeiros. Entretanto, a corporação é contrária a essa decisão. Os bombeiros ajudaram o tucano a fazer ajustes no texto da matéria, priorizando somente a autonomia administrativa e financeira da instituição.

A desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada vai proporcionar mudanças necessárias para o aperfeiçoamento da carreira dos soldados, além de um volume maior de investimentos em equipamentos e infraestrutura. A corporação passará a ter uma gestão própria e receberá recursos que hoje são compartilhados a BM.

De acordo com Pereira, a mudança no texto da PEC foi necessária para responder a uma demanda da corporação. "Os bombeiros não querem perder o seu caráter militar. Eles lutam pela sua autonomia de gestão", enfatizou.

O parlamentar conseguiu 27 assinaturas para tramitação da matéria no parlamento. O próximo passo será o encaminhamento da PEC à Comissão de Constituição e Justiça. Para ser aprovada pela Assembleia Legislativa e virar lei, a proposta precisa passar por dois turnos e receber 33 votos em plenário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato