Deputado relata casos de abandono ao programa “Mais Médicos”

Crédito da foto: Pedro Belo Garcia
O deputado Pedro Pereira levou para a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (5) o artigo do jornalista Reinaldo Azevedo, da revista Veja. A matéria trata sobre as falhas do programa “Mais Médicos”, do governo federal. Segundo Azevedo, “os profissionais que conservam o seu direito de ir e vir e que são donos do próprio destino tendem a recusar os pardieiros que abrigam as unidades de atendimento”.

O deputado leu trecho do artigo de Azevedo que relata depoimentos de médicos impressionados com a estrutura precária de unidades de saúde encontradas no interior do Brasil. As acusações são de que nos consultórios há mofo, infiltração e que há falta medicamentos. “O resultado disso só pode ser as desistências dos profissionais”, avaliou o deputado.

Azevedo utilizou uma pesquisa publicada no jornal Folha de São Paulo, que expõe um balanço da segunda rodada de inscrições do programa. O levantamento demonstrou a baixa adesão de novos interessados na bolsa de R$ 10 mil por mês. Segundo os dados, menos de 10% da demanda por médicos no Brasil foi suprida na primeira etapa.

Pereira leu parte do artigo no qual está escrito que “as condições de trabalho no interior do país e nas periferias requerem de fato a mão de obra escrava oriunda de Cuba”. Para Azevedo, apenas pessoas que estão acostumadas a trabalhar em situações precárias conseguiriam trabalhar no interior do Brasil. “A dificuldade não está ligada a falta de médicos, mas, sim, na falta de estrutura e de medicamentos", concluiu o deputado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato