Medicamentos Genéricos: 15 anos


Leia o artigo do presidente estadual do PSDB, deputado Adilson Troca. O parlamentar expõe uma análise breve dos 15 anos da lei que estabeleceu a comercialização de medicamentos genéricos no Brasil. Esse é um dos legados do PSDB ao país.

Fazer política é, em resumo, trabalhar para que o setor público melhore a vida das pessoas. Hoje, como presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia legislativa, preciso destacar os 15 anos de uma das maiores conquistas para saúde dos brasileiros: os Medicamentos Genéricos.

Esta conquista só foi possível por uma forte vontade política. Por uma decisão firme do Governo do então presidente Fernando Henrique, que enfrentou muitos interesses para beneficiar a população.

O medicamento genérico contém a mesma substância ativa, forma farmacêutica e dosagem, tendo a mesma indicação que o medicamento original, de marca. Os genéricos tem a mesma qualidade do original e um preço mais baixo.

Em 1999, os medicamentos genéricos foram introduzidos no Brasil, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, pelo então ministro da saúde José Serra através da Lei 9.787, de 10 de fevereiro do mesmo ano, autorizando a comercialização de medicamentos com patentes caducadas por qualquer laboratório.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato