Pedro Pereira classifica como vergonhoso o atendimento em saúde no Estado

Crédito da foto: Karine Viana | Agência AL/RS
O deputado Pedro Pereira usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (14), para traçar um panorama da saúde no Rio Grande do Sul. O parlamentar afirmou que a falta de leitos hospitalares, a ausência de medicamentos nas farmácias públicas e as filas intermináveis para marcação de consultas são o reflexo do baixo investimento por parte do governo do Estado. Pereira salientou que, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Fazenda, o Executivo gaúcho não está destinando 12% da receita para o atendimento médico à população, conforme determina lei federal.

Falando em nome da Bancada do PSDB, o parlamentar apontou que, em 2011, o governo do Estado aplicou apenas 5,8% da receita na área da saúde, em 2012, o percentual ficou em 6,7% e, em 2013, não passou de 9%. "O governo afirma na propaganda oficial que está destinando um percentual maior para a saúde. Isso não é verdade. O atendimento oferecido aos gaúchos é uma vergonha", avaliou.

No âmbito da execução orçamentária, Pereira explicou que no ano passado o governo havia prometido no orçamento do Estado investir R$ 245,5 milhões em saúde, mas o valor aplicado ficou em R$ 167,3 milhões, o equivalente a 68% do total previsto. "Além de investir pouco não cumpre com o que promete no orçamento estadual", concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato