Aprovada em primeiro turno separação entre Corpo de Bombeiros e Brigada Militar

Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
Foi aprovada nesta terça-feira (3), em primeiro turno, na Assembleia Legislativa, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) número 232/2014, de autoria do Executivo Estadual, que prevê a desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. A matéria teve origem em PEC de igual teor apresentada no ano passado pelo deputado estadual Pedro Pereira (PSDB), conforme registrou o próprio governo do Estado na justificativa do texto enviado ao Parlamento. O próximo passo será a votação em segundo turno no dia 17 de junho.

A separação entre Bombeiros e Brigada vai proporcionar a autonomia financeira necessária para o aperfeiçoamento da carreira dos integrantes da corporação, além de um volume maior de recursos para investimentos em equipamentos e infraestrutura. O projeto propõe a manutenção da estrutura hierárquica idêntica à da Brigada (de soldado a coronel).

Pereira ressaltou que a aprovação da PEC representa uma vitória para a sociedade gaúcha. O parlamentar destacou que a desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada responde a um desejo antigo da corporação. “Os bombeiros têm o direito de ter autonomia de gestão”, avaliou. Pereira lembrou, ainda, que o primeiro deputado a fomentar a discussão sobre a separação entre as instituições foi seu colega de partido Sanchotene Felice, que buscou inserir a proposta na Constituição Estadual, no início da década de 1990.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato