Emendas de Pedro Pereira fazem parte do projeto das Casas da Solidariedade aprovado pela Assembleia

Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
Três emendas apresentadas pelo deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) ao projeto lei que cria as Casas da Solidariedade no Estado foram incorporadas a matéria e aprovadas nesta quarta-feira (9) durante sessão plenária na Assembleia Legislativa. As emendas de Pereira contemplam questões que o governo do Estado, autor do projeto, havia ignorado na elaboração da proposta encaminhada pelo Parlamento, como a alimentação e o transporte dos usuários das casas de passagem.

As emendas de Pereira foram inseridas no projeto por meio do relator da matéria na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, o ex-deputado estadual Jurandir Maciel (PTB). O parlamentar tucano propôs que o governo viabilizasse o deslocamento dos pacientes e seus acompanhantes até o local de hospedagem nas casas, nas consultas médicas e no retorno aos municípios de origem. Pereira também sugeriu a instalação de cozinha e refeitório para que os usuários possam preparar suas refeições enquanto estiverem hospedados. Por fim, o deputado apresentou proposta solicitando o acionamento da SAMU nas casas, em casos de urgência.

O deputado do PSDB lamentou que o governo do Estado tenha deixado de fora questões essenciais para o atendimento dos pacientes e seus acompanhantes nas casas de passagem. “Apresentei as emendas porque o governo não teve a sensibilidade de oferecer as condições necessárias para atender as pessoas. Para nossa sorte, o relator do projeto na Comissão de Saúde e Meio Ambiente, o ex-deputado Jurandir Maciel, incorporou minhas sugestões como emenda de relator”, afirmou.

Com a aprovação do projeto que cria as Casas da Solidariedade os municípios de Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria, Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas, Santa Rosa, Frederico Westphalen e Uruguaiana deverão contar com a estrutura de hospedagem mantida pelo poder público. Essas cidades foram apontadas preferencialmente por representarem referência no atendimento em saúde no Estado.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato