Segundo Zilá, governo Tarso não encara com seriedade o cumprimento do Passe Livre Estudantil

Crédito da foto: Thanise Melo | Agência AL/RS
A vice-líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach, lamentou a ausência de seriedade do governo Tarso diante da lei que instituiu o Programa Passe Livre Estudantil. A parlamentar criticou nesta terça-feira (1º) o envio em regime de urgência de novo projeto de lei por parte do Executivo Estadual, que busca consertar erros presentes na legislação do passe livre.

Zilá explicou que embora as alterações propostas venham melhorar o texto em vigor, o passe livre ainda tem um problema a ser resolvido. "O governo segue tratando de forma desigual os estudantes gaúchos, isso porque os jovens da região metropolitana têm passe custeado pelo Estado de maneira integral, enquanto os alunos dos municípios do interior não têm o mesmo direito. A lei segue com viés profundamente injusto. Espero que consigamos mudá-la", enfatizou.

A parlamentar afirmou que continua acompanhando a execução orçamentária do Programa Passe Livre. "Após as denúncias que fiz os recursos começaram a chegar ao interior, porém ainda não até os estudantes", apontou. A deputada relatou que até a última segunda-feira (30), o governo havia pago R$ 5,2 milhões, ou seja, 32,9% do valor orçado para 2014.

Segundo Zilá, as prefeituras estão informando os estudantes que o benefício ainda não pode ser repassado porque o governo do Estado não liberou a lista com os nomes dos inscritos aptos a receberem o recurso. Na avaliação da deputada isso é o resultado de projetos enviados de última hora, em regime de urgência, sem a análise e possíveis alterações por parte dos parlamentares. “A proposta poderia ser aperfeiçoada no Parlamento em benefício dos estudantes, mas o governo não quis. Agora estamos constatando o caos”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato