PSDB elege quatro deputados estaduais para a próxima legislatura

Agência AL/RS
A Bancada do PSDB no Parlamento gaúcho contará com quatro deputados estaduais na próxima legislatura. Os tucanos reelegeram Lucas Redecker (96.561 votos), Jorge Pozzobom (48.244 votos), Pedro Pereira (43.535 votos) e Adilson Troca (32.579 votos).

Assim como em 2010, Redecker se configurou como o deputado mais votado da história do partido na Assembleia, ampliando a votação conquistada no último pleito (69.043), e alcançando a segunda colocação entre os candidatos mais votados nesta eleição. Pozzobom e Pereira também ampliaram suas votações na comparação com o processo eleitoral anterior.

A deputada Zilá Breitenbach ficou na primeira suplência da coligação formada por PSDB, PRB e Solidariedade, com 29.216 votos. O ex-prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, ficou na segunda suplência, com 24.100 votos.

Os eleitos

Lucas Redecker é filho do deputado federal Júlio Redecker (morto em 2007). Foi assessor especial junto ao gabinete da ex-governadora Yeda Crusius (PSDB). Em 2010, conquistou seu primeiro mandato na Assembleia. Atualmente preside a Frente Parlamentar de Fomento às Parcerias Público-Privadas e a Frente Parlamentar do Turismo. Recentemente propôs e comandou a CPI da Energia Elétrica. Ele também se destacou como o deputado mais presente no Parlamento e foi o que mais apresentou emendas ao Orçamento do Estado nos últimos anos.

Jorge Pozzobom é advogado criminalista e foi vereador em Santa Maria. Atuou como secretário de Assistência Social e de Integração Regional e Relações Institucionais em Santa Maria, antes de chegar à Assembleia. No Parlamento, comandou a CPI sobre a cadeia produtiva do arroz no Estado. Coordena a Frente de Apoio aos Advogados e a Frente em Defesa dos Conselheiros tutelares. Ao longo do mandato se destacou, ainda, com um dos líderes de oposição mais combativos.

Pedro Pereira é médico, natural de Canguçu e ingressou na vida pública em 1992, elegendo-se vereador, reeleito em 1996. Vai para o seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia. Pereira sempre buscou defender pleitos ligados à saúde, mas também trabalhou temas ligados à educação, agricultura, segurança e obras de infraestrutura. Recentemente ganhou destaque ao propor Emenda Constitucional separando o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, proporcionando assim autonomia financeira e administrativa para a corporação.

Adilson Troca é técnico contábil. Em 1988 foi o primeiro vereador eleito pelo PSDB no Estado e depois vice-prefeito de Rio Grande. É autor de dezenas de Leis de relevância social, entre as quais o Passe Livre Intermunicipal para Deficientes Carentes, Teste do Pezinho Gratuito, Redução de Danos e combate às drogas. Também se destaca na coordenação da Frente Parlamentar de Doação de Órgãos. Atualmente preside o PSDB gaúcho.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

  1. Infelizmente, apesar de não faltar empenho e convites do diretório de Santana da Boa Vista, nenhum candidato do psdb apareceu por aqui. E olha que estamos perto da base eleitoral de ao menos 3 deputados (Pedro, pozzobom e troca). É muito difícil pedir votos para um partido cujos candidatos não aparecem na cidade e assim, são completos desconhecidos da população. Não é à toa que muitos quadros deixaram o partido nos últimos anos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato