Levantamento do PSDB aponta que foram executadas apenas 37% das obras do PAC no RS em 2014

Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
Diante do anúncio feito pelo governo Dilma na última semana sobre cortes expressivos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a assessoria técnica da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa fez um levantamento sobre a execução dos projetos no Rio Grande do Sul. Segundo os técnicos tucanos, em 2014 foram executados apenas 37% do orçamento previsto para as obras de infraestrutura do PAC no Estado. Os dados foram retirados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Senado.

De acordo com a líder do PSDB na Assembleia, deputada Zilá Breitenbach (foto), do total de R$ 1,5 bilhão previsto na dotação inicial do PAC, foram executados somente R$ 551,2 milhões. “É discrepante a diferença entre o volume de recurso anunciado no orçamento do ano passado e a real aplicação nas obras de infraestrutura do programa. Agora estamos acompanhando cortes que irão inviabilizar ainda mais os projetos do PAC em nosso Estado”, observou.

Na avaliação de Zilá, a baixa execução do orçamento do programa está comprometendo projetos indispensáveis para contemplar o setor produtivo e, consequentemente, terá reflexo na economia gaúcha neste ano. “Os cortes e a baixa aplicação dos recursos do PAC vai afetar projetos que qualificam a irrigação, vitais para atender as demandas da produção agrícola”, enfatizou.

Para Zilá, sem dinheiro as obras anunciadas pelo governo Dilma não passam de peças de propaganda para enganar a população e dificultar o desenvolvimento do Estado. “Os dados que a nossa bancada produziu deixaram claro que o PAC não passa de uma grande peça publicitária”, concluiu.

Segundo o relatório do PSDB, entre as obras que deixaram de receber recursos em 2014 estão:

1) A adequação da BR 116, entre Estância Velha e Dois Irmãos (R$ 10 milhões);
2) A construção da ponte sobre o Rio Jaguarão (R$ 30 milhões);
3) A construção do contorno rodoviário norte da Região Metropolitana de Porto Alegre nas rodovias BR 116 e BR 448 (R$ 9 milhões);
4) A construção do trecho na BR 392, entre Santa Maria e Santo Ângelo (R$ 9 milhões);
5) A construção das barragens e canais de irrigação de Arvorezinha, Taquarembó e Jaguari (R$ 8,1 milhões);
6) A expansão do perímetro de irrigação do Arroio Duro (R$ 6,6 milhões);
7) A recuperação dos molhes de acesso e a ampliação do cais público do Porto de Rio Grande (R$ 9,7 milhões).
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

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