Zilá defende maior rigor contra os que agridem educadores no ambiente escolar

Crédito da foto: Mariana Carlesso | Agência AL/RS
A agressão sofrida por uma professora da Escola Municipal Irmão Pedro, de Canoas, no dia 4 de março, dentro da unidade de ensino revoltou a líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach. A parlamentar relatou o caso na tribuna durante a sessão plenária desta terça-feira (24). Zilá também é professora e recentemente apresentou projeto que dispõe sobre medidas de prevenção e combate à violência contra educadores e servidores de escolas.

A deputada lamentou a atitude da mãe de um aluno que arrastou a professora pelos cabelos. “Segundo foi noticiado pela imprensa, a educadora orientou que o estudante pedisse autorização para entrar em sala de aula, pois ele havia se atrasado. A mãe do aluno ficou indignada com o procedimento e agrediu a professa diante dos demais estudantes, conforme foi divulgado”, afirmou.

Zilá aproveitou a oportunidade para destacar que ações como essa motivaram a elaboração do Projeto de Lei 146/2014, de sua autoria, que visa estabelecer alternativas eficazes na prevenção à violência contra docentes. “A proposta que apresentei sugere a promoção de ações como campanhas educativas na comunidade escolar, afastamento temporário ou definitivo dos agressores, transferência do infrator para outra escola e licença temporária do educador que esteja em situação de risco em suas atividades profissionais sem perda dos vencimentos”, explicou.

O projeto de Zilá está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia, e aguarda parecer da deputada estadual Stela Faria (PT). Depois de aprovado na CCJ, a proposta seguirá para a Comissão de Educação e posteriormente será votada em plenário.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato