Pozzobom: “Desemprego e inflação penalizam os brasileiros”

Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
Para o líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Jorge Pozzobom, o Dia do Trabalho possui um significado simbólico relacionado à valorização do esforço coletivo de milhões de cidadãos que contribuem para a construção do desenvolvimento social e econômico do país. Pozzobom representou os tucanos na sessão solene desta quarta-feira (29) em homenagem aos trabalhadores. O parlamentar aproveitou a oportunidade para comentar os números mais recentes da economia brasileira, em especial sobre o mercado de trabalho.

O deputado afirmou que de acordo com dados divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país subiu pelo terceiro mês seguido. Em março, chegou a 6,2%, o maior nível desemprego desde maio de 2011. “O IBGE informou que a população desempregada cresceu 23,1% em março comparado com o mesmo mês de 2014. Isso significa que hoje existem 280 mil pessoas a mais na fila do desemprego nas regiões pesquisadas. Esse é o resultado dos equívocos sucessivos protagonizados pelo governo da presidente Dilma Rousseff”, observou.

Pozzobom também ressaltou que o avanço do desemprego e a retração da renda do trabalhador confirmam a percepção de que o mercado de trabalho vai seguir se deteriorando neste ano. “O aumento do desemprego somado ao crescimento da inflação vai resultar numa queda maior do Produto Interno Bruto (PIB), hoje projetado em 1,1% para este ano”, avaliou.

O parlamentar destacou ainda fatos históricos que vão ao encontro do reconhecimento do papel desempenhado pelos trabalhadores na sociedade brasileira. Dentro do contexto das conquistas sociais obtidas pelos trabalhadores nos últimos anos, Pozzobom apontou os benefícios oriundos do processo de estabilidade econômica, iniciada durante o governo Itamar Franco, com o então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso. “A hiperinflação castigava a classe trabalhadora do nosso país. Com o surgimento do Real, derrubamos a inflação, recuperamos o poder de compra do trabalhador e retiramos milhões de brasileiros da miséria”, concluiu. Segundo o parlamentar, o Real representa o maior programa de transferência de renda já estabelecido no Brasil nas últimas duas décadas.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato