Pozzobom reforça o papel democrático da Assembleia Legislativa gaúcha durante sessão solene

Crédito da foto: Isabelle Duarte | Bancada PSDB
Para o líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Jorge Pozzobom, o Parlamento precisa reafirmar a sua autonomia, visando em especial o fortalecimento da democracia. Pozzobom afirmou, durante a sessão solene em homenagem aos 180 anos da Assembleia, nesta quarta-feira (22), que o Poder Legislativo, composto por homens e mulheres eleitos democraticamente pelo voto direto dos cidadãos de diferentes classes sociais, base cultural, credos, etnias e gêneros, representa um dos pilares da liberdade.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para marcar a passagem dos 30 anos da morte de Tancredo Neves, líder do movimento de redemocratização do Brasil. “Há três décadas morreu Tancredo, avô do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves. Ele deixou um legado que contribuiu para modernização do nosso país. A partir da sua luta, o Brasil avançou na consolidação de suas instituições, realizou eleições livres periódicas, cultivou a liberdade de imprensa e aprimorou a garantia dos direitos civis”, enfatizou.

Pozzobom também destacou como virtude da visão de país deixada por Tancredo a conquista da estabilidade econômica, processo liderado pelo presidente Fernando Henrique Cardosos ainda como ministro da Fazenda do governo Itamar Franco. “Por meio do controle da inflação e do Plano Real, promoveu programas para enfrentar problemas sociais históricos e desenhou uma nação emergente de enorme potencial. Lamentavelmente, muitas dessas conquistas encontram-se atualmente na berlinda, ameaçadas pela inépcia, a corrupção e a miopia política de um governo imerso em erros”, observou.

O esforço fiscal desencadeado pela Assembleia para contribuir com a racionalização do uso de recursos públicos no âmbito estadual também foi ressaltada por Pozzobom. O deputado disse que nos últimos 10 anos a Assembleia diminuiu a sua despesa em R$ 2,5 bilhões. “Neste período usamos apenas 1,87% da receita líquida do Estado, sendo que poderíamos utilizar até 3%”, explicou.

Ao encerrar, Pozzobom reiterou as bases democráticas do PSDB no exercício parlamentar dos tucanos na Assembleia. “A democracia é um patrimônio da sociedade brasileira e é inegociável. Ainda que imperfeita, é a única garantia de que todas as vozes podem e devem ser ouvidas. A nação tem motivos de sobra para se orgulhar de tudo o que foi feito desde que iniciamos o ciclo histórico de retomada plena do Estado de Direito”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato