Zilá considera importante o diálogo com a sociedade sobre a situação financeira do Estado

Crédito da foto: Isabelle Duarte | Bancada PSDB
A situação financeira do Estado e as medidas adotadas pelo governador José Ivo Sartori para vencer a crise orçamentária pautaram as manifestações da líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach, durante a sessão plenária desta quarta-feira (1º). A parlamentar fez um relato sobre a exposição do secretário da Fazenda, Giovani Feltes, na reunião da Caravana da Transparência, promovida pelo Executivo Estadual, na cidade de Ijuí na manhã de ontem (31).

Segundo Zilá, Feltes foi bastante didático ao apresentar à comunidade dados que comprovam a escassez de recursos para investimentos, o desequilíbrio entre receita e despesa e o nível elevado de endividamento que o Estado enfrenta. “O secretário expôs de forma clara e objetiva o quadro financeiro atual e procurou destacar o que foi feito de positivo ao longo das últimas décadas para a resolução de problemas estruturais de ordem fiscal”, avaliou.

Zilá procurou destacar as primeiras medidas implementadas por Sartori para contenção de gastos com a estrutura administrativa. A deputada considerou importante o contingenciamento de 35% dos cargos em comissão, na grande maioria criados no governo passado, e a criação de um comitê permanente de avaliação e eficiência do gasto público. “Essa iniciativa é fundamental para evitarmos despesas desnecessárias em especial num momento de grandes limitações financeiras”, observou.

A parlamentar citou também como exemplo de ações positivas a formação de um grupo de trabalho especial de agilização e intensificação da cobrança da dívida ativa (débito do setor produtivo com o Estado), a reavaliação e exclusão do orçamento dos programas governamentais que perderam a razão de existir e a definição de projetos prioritários com base no forte impacto social. Zilá ressaltou, ainda, a agilização do trabalho de reestruturação e racionalização patrimonial do Estado e a revisão dos contratos de prestação de serviços. “Tudo isso está sendo adotado de forma emergencial e precisa ser valorizado pela sociedade”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato