Audiência pública proposta por Zilá aponta a necessidade de fortalecer a pesquisa agropecuária no RS

Crédito da foto: Pedro Belo Garcia | Agência AL/RS
Ciente do papel das entidades que atuam na área pesquisa agropecuária, a líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach, junto com o deputado estadual Gabriel Souza (PMDB), propôs uma audiência pública para tratar do assunto. O evento, realizado na quinta-feira (30), lotou o Plenarinho logo após a reunião ordinária da Comissão de Agricultura. A importância da pesquisa no Estado, a necessidade de mais investimentos na área e a ampliação do quadro de funcionários das entidades pesquisadoras pautaram os pronunciamentos na audiência.

Florindo Dalberto, presidente do CONSEPA, apresentou um panorama da atual situação das entidades públicas estaduais que trabalham com pesquisa agropecuária no Brasil, citando os desafios que as mesmas encontram. “Entre os problemas que enfrentamos, destaco a redução dos recursos financeiros com o passar dos anos e o surgimento de novos campos de conhecimento, o que gera a necessidade de encontrarmos caminhos estratégicos", avaliou.

O secretário adjunto da secretaria estadual de Desenvolvimento Rural, Iberê Orsi, também enfatizou que para aumentar a produtividade é necessário investir em pesquisa. "Sabemos das dificuldades que o Estado enfrenta, porém temos consciência de que para dar certo é necessário investir naquilo que apresenta resultados", disse.

Zilá reforçou a necessidade de uma integração entre as entidades que trabalham com pesquisa agropecuária. “Competitividade passa por cooperação. Acredito que deva ser organizado um banco de dados com informações sobre todas as pesquisas em andamentos nas instituições e que estas possam trabalhar em rede, de forma que cada uma contribua com o conhecimento já existente sobre o tema pesquisado”, afirmou... Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato