Para Pozzobom, Dilma deve ser responsabilizada por malfeitos na Petrobras

Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
Todos os malfeitos que a Petrobras enfrenta atualmente tiveram a participação direta ou indireta da presidente Dilma Rousseff, segundo avaliou o líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Jorge Pozzobom. Na sessão plenária desta quinta-feira (14), o parlamentar apontou exemplos de decisões que, invariavelmente, passaram pelo consentimento de Dilma na condição de presidente da República e quando ela era responsável pelo conselho de administração da estatal petrolífera no governo Lula.

De acordo com Pozzobom, Dilma estava presente na época da indicação dos diretores e gerentes responsáveis pelos desvios bilionários. “Ela presidia o conselho de administração da Petrobras quando os executivos Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco e Renato Duque operavam o maior esquema de corrupção da história da República”, apontou.

O deputado lembrou também que a presidente participou das decisões envolvendo a compra da refinaria de petróleo em Pasadena, Texas (EUA), em 2006, onde foram apontadas irregularidades, como superfaturamento e evasão de divisas. “A presidente deve responder pelo prejuízo que a Petrobras amargou ao comprar uma refinaria pagando valores muito superiores ao preço de mercado”, ressaltou.

Pozzobom citou, ainda, o envolvimento de Dilma nas suspeitas de desvios de recursos na Refinaria Abreu e Lima (Renest), em Pernambuco. “Dilma tem parcela de participação nesse negócio também. Os custos das obras da Renest pularam de US$ 2 bilhões, quando as obras foram iniciadas, em 2007, para US$ 18,5 bilhões. A própria ex-presidente da Petrobras, Graças Foster, ao assumir o cargo, em 2012, disse que a Abreu e Lima era um exemplo a não ser seguido”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato