Zilá busca incluir o projeto total da Ferrovia Norte/Sul no plano de concessões do governo federal

Crédito da foto: Isabelle Duarte | Bancada PSDB
A inclusão da totalidade da obra de construção da Ferrovia Norte/Sul no plano de concessões do setor de infraestrutura e logística, lançado recentemente pelo governo federal, é um dos objetivos da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa das Ferrovias, segundo explicou a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB). A deputada afirmou que a Frente está articulando, junto com a bancada gaúcha no Congresso Nacional, a busca por recursos que contemplem a realização total da ferrovia. Zilá é coordenadora da Frente na Assembleia Legislativa.

De acordo com a deputada, apenas uma parte do projeto da Ferrovia Norte/Sul está prevista no plano de concessões. “Estamos trabalhando para incluir a obra inteira. Somente o trecho correspondente entre Tocantis e São Paulo está previsto no plano lançado pelo governo. A obra da Ferrovia Norte/Sul é importante para o setor logístico do país e deve ser encarada como prioridade pela União. Queremos ver a inclusão de toda a extensão da ferrovia, ou seja, até o trecho final em Rio Grande”, avaliou.

Zilá disse, ainda, que lamenta a falta de infraestrutura logística no trecho de 855 quilômetros de trilhos inaugurado em maio de 2014, entre Palmas, no Tocantins, e Anápolis, em Goiás. A parlamentar ressaltou que um ano após a entrega da obra nenhuma viagem foi realizada em razão da ausência de ramais de carga e descarga de produtos. “Segundo a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, responsável pela obra, para a ferrovia começar a operar são necessárias estruturas indispensáveis para o transporte de carga”, apontou.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato