Zilá defende ações efetivas para o avanço no atendimento da Educação Infantil no Estado

Crédito da foto: Isabelle Duarte | Bancada PSDB
O papel dos municípios gaúchos na ampliação do atendimento às crianças de zero a três anos na Educação Infantil foi ressaltado pela líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach, nesta quarta-feira (1º), durante sessão plenária. A parlamentar apresentou números que demonstram o avanço do Rio Grande do Sul na oferta por vagas em creches e pré-escolas.

Segundo Zilá, em 2001, o Brasil registrava uma taxa de atendimento à Educação Infantil de 8,26% e o Estado de 8,83%. A deputada explicou que, em 2014, o Estado registrou um expressivo crescimento no número de matrículas chegando a contemplar 30,49% das crianças gaúchas. “Entre 2008 e 2014 tivemos no Rio Grande do Sul um crescimento médio anual de 9,05% nas vagas. Se for mantido esse ritmo de crescimento, em 2020 o atendimento atingirá mais de 50% das nossas crianças”, apontou.

A deputada enfatizou que o poder público, em especial as prefeituras, deve oferecer condições necessárias para avançar o atendimento em creches e pré-escolas. Zilá disse, ainda, que os municípios necessitam da ajuda do Estado e da União para qualificar o atendimento. “Para continuar ampliando o número de vagas é necessário planejamento. Os Planos Municipais de Educação, assim como o Plano Estadual recém aprovado, precisam estar focados nessa demanda. As prefeituras devem aprofundar o debate em torno do tema e buscar a viabilização de ações efetivas que atendam as demandas das famílias”, salientou.

Para Zilá, Educação deve ser tratada como política de Estado e não encarada como ação de governo. “Oferecer educação de qualidade não beneficia apenas as famílias, mas a sociedade em geral. Por essa razão devemos estabelecer um trabalho a longo prazo, com metas e resultados bem definidos a serem alcançados”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – TEM 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato