Em Sessão Solene, Zilá propõe união em prol dos desafios impostos ao Estado

Crédito da foto: Juarez Junior | Agência AL/RS
Durante a Sessão Solene que marcou os 54 anos da Legalidade, nesta quarta-feira (26), a líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach, defendeu a formação de um movimento de união, semelhante ao liderado pelo ex-governador Leonel Brizola, em 1961, para resolução dos desafios atuais do Rio Grande do Sul. A parlamentar fez um resgate histórico da campanha que uniu os gaúchos em defesa da ordem constitucional, para garantir a posse do então vice-presidente da República, João Goulart, após a renúncia do titular Jânio Quadros.

Zilá destacou o papel de Brizola no processo de mobilização da sociedade em prol da democracia brasileira. A deputada aproveitou a oportunidade para enfatizar o legado do ex-governador no setor educacional. Segundo a parlamentar, o exercício da liberdade e o compromisso cívico dos cidadãos têm como base a Educação. “Quem quer fazer uma revolução, de qualquer tipo, e defender a democracia no Estado e no País tem que olhar com mais atenção para a Educação, como fez Brizola”, avaliou.

A deputada afirmou que por meio da formação da consciência crítica e da capacidade de discernimento sobre o que é moralmente certo ou errado, o cidadão consegue estabelecer objetivos comuns em torno de um ideal de igualdade e justiça social. “Recentemente, os brasileiros foram às ruas contra a corrupção e em defesa da punição dos corruptos. Percebemos que a sociedade está cada vez mais crítica diante dos acontecimentos que a imprensa noticia com frequência. Sair às ruas para protestar demonstra claramente a capacidade de discernimento e fortalece a democracia”, observou.

A parlamentar falou da crise financeira sem precedentes que o Estado atravessa e propôs a união de todos os segmentos da sociedade na busca por soluções. “Os problemas atuais estão relacionados a irresponsabilidade fiscal de gestores pouco comprometidos em encarrar de frente questões estruturais da administração pública. Portanto, é hora de união para reerguer o nosso Estado”, sugeriu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato