Inflação de 9,56% demonstra inabilidade da política econômica de Dilma, afirmam tucanos

Reprodução
A inflação oficial de julho, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (7), representa um dos reflexos da política recessiva do governo Dilma, na avaliação dos deputados da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa gaúcha. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,62%. Em 12 meses, o IPCA acumula alta de 9,56%, índice mais elevado desde novembro de 2003 (11,02%).

Os parlamentares tucanos lamentaram o resultado, tendo em vista que ficou bem acima do teto da meta de inflação estimada pelo governo, que é de 6,5%. Os deputados ressaltaram que os brasileiros estão pagando a conta dos erros na condução econômica da gestão do PT.

Usando números do próprio IBGE, o líder da bancada tucana, deputado Jorge Pozzobom, criticou o aumento de 4,17% na energia elétrica e 2,44% nas contas de água e esgoto. “Esses percentuais contribuíram diretamente para agravar o quadro inflacionário em que vivemos. Está claro que o governo Dilma não tem controle sobre os preços”, observou.

De acordo com os deputados do PSDB, a expectativa é de que a inflação se mantenha alta até o fim do ano. A assessoria técnica do partido prevê que o IPCA fechará 2015 em 9,25%.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato