Inflação já passa de 10% para as famílias de baixa renda, alerta deputados da Bancada do PSDB

Crédito foto: Isabelle Duarte | Bancada PSDB
Os deputados da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa denunciam que a inflação para as famílias de baixa renda já ultrapassou a casa dos dois dígitos. De acordo com levantamento feito pela assessoria técnica do partido, nos últimos 12 meses o índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-CI), que mede a evolução dos preços entre as famílias com ganhos de até R$ 2,1 mil mensais, atingiu 10,31%. A análise feita pelos técnicos tucanos considerou dados levantados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O líder da Bancada do PSDB, deputado Jorge Pozzobom, afirmou que para as famílias brasileiras a alta dos preços está a cada dia mais insustentável. “O descontrole inflacionário está corroendo o poder de compra do trabalhador, em especial o de baixa renda, que tem menos proteção financeira. Para as famílias mais carentes, a inflação já ultrapassou 10% há muito tempo”, avaliou.

De acordo com o levantamento da FGV, a inflação das famílias de baixa renda em julho subiu 0,68%. Diante desse percentual, a assessoria técnica do PSDB apontou que a energia elétrica desponta como a vilã da alta dos preços. Segundo os tucanos, no mês passado, a conta de luz ficou em média 3,8% mais cara para os brasileiros.

A líder do PSDB na Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, questionou os rumos da política econômica do governo Dilma. Para a parlamentar, a crise política vivida pela presidente interfere diretamente nos resultados da economia. “Além de demonstrar incapacidade para controlar a inflação, o descrédito do governo Dilma está refletindo na alta dos preços, nos números do desemprego, na elevação do dólar e na atração de investimentos externos no país”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato