Desconfiança do mercado ao governo Dilma tende a elevar ainda mais o dólar, afirmam tucanos

Reprodução
A cotação do dólar nesta semana está pautando negativamente o noticiário econômico. A moeda americana ultrapassou a barreira dos R$ 4,00, maior patamar desde o surgimento do Plano Real, em 1994. Para os deputados da Bancada do PSDB na Assembleia, a alta recorde da moeda americana se deve à falta de confiança do mercado financeiro no governo da presidente Dilma Rousseff.

O líder da bancada tucana, deputado Jorge Pozzobom, lembrou que a última vez que o dólar alcançou uma grande cotação foi há 13 anos, em decorrência da expectativa da chegada do PT à presidência da República. “Agora a cotação ultrapassou o valor verificado na véspera das eleições de 2002. Antes, havia o chamado risco Lula, pois todos achavam que, ao assumir o país, ele colocaria a perder o processo de estabilização econômica deixado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso”, recordou.

Para a líder do PSDB na Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, a desconfiança com relação à política econômica de Dilma está se revelando mais nociva à estabilidade do Real do que o risco Lula. “O real é a moeda que mais perdeu valor em 2015. Desde janeiro, a alta é de 52%. A escalada ganhou ímpeto em julho, quando o governo reduziu a meta fiscal para este e o próximo ano”, explicou.

Segundo o deputado Adilson Troca, a alta do dólar torna mais difícil o controle da inflação. “Isso vai dificultar a contenção dos preços ao consumidor. Ninguém mais crê no cumprimento de metas de inflação diante da elevação da moeda americana”, observou.

O deputado Pedro Pereira disse que os investidores também dobraram seu temor diante de risco de quebradeira. “A desconfiança do mercado em relação ao governo Dilma está refletindo no valor da nossa moeda. O brasileiro acompanha assustado a fuga de investimentos, o baixo crescimento do país, a inflação em alta e a desvalorização do Real”, conclui.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato