“Irresponsabilidade do governo Dilma com a segurança das fronteiras prejudica o nosso Estado”, alerta Zilá

Crédito da foto: Luís Gustavo Machado | Bancada PSDB
Os cortes orçamentários para execução de projetos estratégicos das Forças Armadas na defesa das fronteiras brasileiras com países vizinhos pautaram as manifestações da líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach, durante a sessão plenária desta quarta-feira (30). Para Zilá o mais preocupante se refere ao Sistema Integrado de Monitoramento das Fronteias (Sisfron).

A deputada explicou que o governo Dilma repassou para o Sisfron apena 7,2% dos R$ 10 bilhões previstos em investimentos no sistema. “O percentual de recursos aplicados nos último dois anos é muito baixo diante do volume necessário para fazer o Sisfron operar plenamente. Estamos vendo a precarização do monitoramento das nossas fronteiras”, avaliou.

Para a parlamentar, com a escassez de recursos no sistema de segurança das fronteiras brasileiras, o país fica mais vulnerável ao ingresso de drogas e armas ilegais. “O Sisfron deveria monitorar 17 mil quilômetros de fronteiras, ou seja 27% do território nacional. Com a lentidão na aplicação de investimentos, nosso país ficará mais tempo sem o monitoramento adequado, facilitando o caminho para o tráfico de drogas e armas”, observou.

Zilá lembrou que segundo os dados da Polícia Federal, 80% da criminalidade urbana está ligada direta ou indiretamente a drogas. A deputada disse ainda que o Rio Grande do Sul é um dos Estados que mais sofre com a baixa segurança nas fronteiras. “Temos que pensar seriamente nessa questão do narcotráfico. Nosso Estado é um dos mais prejudicados pela irresponsabilidade do governo Dilma em relação à segurança das fronteiras”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato