“Perda do grau de investimento no país é resultado da incompetência da política econômica de Dilma”, diz Zilá

Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
Na avaliação da líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach, a incompetência e os erros da política econômica do governo da presidente Dilma Rousseff provocaram a perda do grau de investimento no Brasil dado pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P). A parlamentar usou o espaço de liderança do partido durante a sessão plenária desta quinta-feira (10) para criticar as ações equivocadas de intervenção da administração petista na economia, a expansão desenfreada dos gastos da União, o crescimento exagerado da dívida pública.

Zilá lembrou que em 2008, no auge da crise financeira mundial, o Brasil havia conquistado o grau de investimento da S&P em decorrência de anos de reformas e da manutenção do tripé macroeconômico estabelecido no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (metas de inflação, câmbio flutuante e irresponsabilidade fiscal). “Vivemos uma tragédia anunciada. A oposição alertou em diversos momentos que a política econômica do segundo mandato do governo Lula, intensificada por Dilma, levaria a uma forte queda do investimento e do crescimento”, salientou.

A deputada disse, ainda, que a oposição, liderada pelo PSDB, tentou na campanha eleitoral do ano passado discutir os rumos para o ajuste da economia e foi atacada pela propaganda partidária do PT, que negava a existência de uma grave crise econômica. “Procuramos propor alternativas para corrigir os problemas da economia, mas o governo buscou esconder a crise que se aprofundava em decorrência da não adoção de medidas corretivas e da expansão do gasto público no objetivo de reeleger Dilma”, lamentou.

Na opinião da líder tucana, atualmente o governo não tem uma base política com força para aprovar reformas estruturais. “Não existe perspectivas para reversão do quadro negativo, pois parece que o governo sequer tem um plano para tirar o Brasil do atoleiro no qual está se encaminhando”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato