Deputados do PSDB afirmam que decisão do TCU expõe descaso do governo petista com as leis

Crédito da foto: Isabelle Duarte
Na avaliação dos deputados da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, a recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) pela reprovação das contas do governo da presidente Dilma Rousseff, exercício 2014, representa um importante avanço na direção do fortalecimento das instituições de controle do uso do dinheiro público. Os parlamentares enfatizaram que a decisão do TCU deixou claro ao país o compromisso da corte com a transparência e com a responsabilidade fiscal.

O líder da bancada tucana, deputado Jorge Pozzobom, classificou como histórica a decisão do Tribunal e criticou as manobras feitas pela administração petista no âmbito das finanças públicas. “O PSDB alertou os brasileiros em diversos momentos sobre os atos de irresponsabilidade cometidos pela equipe econômica de Dilma. Agora o TCU demonstra de forma definitiva que o governo cometeu sucessivas ilegalidades e caberá ao Congresso Nacional determinar as sanções cabíveis”, avaliou.

Para a líder do PSDB na Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, a decisão do TCU revela ao cidadão o desprezo dos agentes públicos que comandam o país, atualmente, com relação às leis. “As chamadas ‘pedaladas fiscais’ demonstraram a falta de comprometimento do governo no cumprimento de medidas legais voltadas à transparência e ao cuidado com o dinheiro público”, observou.

O deputado Adilson Troca destacou o caráter técnico do parecer do ministro Augusto Nardes. “Não foi uma decisão política como alguns tentaram rotular. O parecer do ministro Nardes, aprovado por unanimidade pelo TCU, foi assinado por técnicos concursados que atuaram focados no cumprimento da legislação”, enfatizou.

O deputado Pedro Pereira lembrou que a recomendação do TCU pela reprovação das contas abre caminho para um eventual processo de impeachment da presidente Dilma, por crime de responsabilidade. “A decisão está agora nas mãos dos deputados e senadores”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato