Deputados tucanos indicam dados que comprovam avanço da pobreza no país

Cartão de saque do benefício do Bolsa Família. Reprodução
Na avaliação dos deputados da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, a recessão e o ajuste fiscal promovido pela presidente Dilma Rousseff, por conta dos gastos excessivos com a estrutura administrativa, estão ameaçando às políticas sociais do governo. Os parlamentares analisaram dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde quase 1 milhão de brasileiros voltaram à miséria em 2013. O número levou em consideração os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), feita pelo IBGE. A Pnad indica que o percentual de famílias brasileiras em pobreza extrema saltou de 3,63%, em 2012, para 4,03%, em 2013.

Para o deputado Adilson Troca, a rede de proteção social, mantida pelo governo desde a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, está sofrendo revés sem precedente em razão da crise econômica que assola o Brasil e da volta da inflação. “O valor do benefício do Bolsa Família está congelado. O programa que aglutinou iniciativas como o Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação e o Auxílio-Gás, criados ainda no governo Fernando Henrique, foi reajustado pela última vez pouco antes das eleições presidenciais do ano passado”, apontou.

O deputado Pedro Pereira alertou para a possibilidade de cortes no Bolsa Família na ordem de R$ 10 bilhões, em 2016, por causa do rombo nas contas do governo Dilma. “O número de brasileiros na extrema pobreza tende a aumentar em razão dos cortes em políticas sociais e do cenário negativo para o desempenho da economia e do mercado de trabalho”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista MTE – 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato