Prévia mensal do PIB sinaliza recessão mais forte, avaliam deputados do PSDB

Crédito da foto: Isabelle Duarte
Na avaliação dos deputados da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, o quadro recessivo vivido pelo país deve se agravar nos próximos meses. Isso porque o índice de Atividade Econômica, medido pelo Banco Central do Brasil (IBC-Br), apontou queda de 2,99% no Produto Interno Bruto (PIB), entre janeiro e agosto deste ano. O percentual supera a retração de 2,7% prevista anteriormente para o PIB de 2015.

De acordo com os parlamentares tucanos, os números da economia estão sob constante revisão e apresentando tendência claramente negativa. Com base na divulgação do IBC-Br dos últimos meses, os deputados concluíram que a recessão prolongada vivida agora é diferente dos outros períodos de retração. Em 17 meses, o IBC-Br caiu 14 vezes. "Não há perspectivas de mudanças estruturais em curto e médio prazo na economia, em razão da fragilidade política do governo da presidente Dilma Rousseff", salientou o líder da bancada, deputado Jorge Pozzobom.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo trimestre deste ano houve baixa de 1,9% no PIB. A assessoria técnica do PSDB projeta retração de 3% na economia em 2015 e 1,1% em 2016.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato