Desemprego chega 8,9% e tucanos responsabilizam Dilma pelo fechamento de postos de trabalho

Agência AL/RS
Os deputados da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa fizeram duras críticas à condução da política econômica do governo da presidente Dilma Rousseff após análise dos dados relativos ao desemprego no terceiro trimestre do ano. Os parlamentares tucanos atribuíram o avanço do número de desempregados no país ao descontrole da inflação e ao aumento de tributos em esfera federal cobrados do setor produtivo.

A taxa de desemprego divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ficou em 8,9%. O resultado é o maior desde 2012, quando o IBGE iniciou a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). A população desocupada chegou a 9 milhões nos últimos três meses.

O líder da bancada tucana, deputado Jorge Pozzobom, acredita que, além da alta dos preços e do aumento de impostos – em especial no setor elétrico e nos combustíveis, o desemprego cresce em razão da ausência de perspectiva quanto à superação do empasse político vivido pela presidente.

Para Pozzobom, a falta de credibilidade do governo em razão dos escândalos de corrupção, a quebra de compromissos assumidos pela presidente na campanha eleitoral do ano passado e a inabilidade da equipe econômica tendem a agravar a crise. “Dilma perdeu o controle do país e o trabalhador está pagando um preço muito alto por isso”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato