Audiência presidida por Troca expõe ações adotadas pelas concessionárias de energia após temporais

Crédito da foto: Luiz Morem | Agência AL/RS
A demora das concessionárias no religamento da energia elétrica depois dos severos temporais registrados no Estado, em especial no mês de outubro, foi debatida nesta quarta-feira (18) em audiência pública da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB). Participaram do encontro os dirigentes das três concessionárias que distribuem energia no Estado, RGE, AES Sul e CEEE, e vereadores de diversos municípios da Região Metropolitana e Vale dos Sinos.

Os três dirigentes das concessionárias – Antônio Carlos de Oliveira, da AES Sul, Roberto Sartori, da RGE, e Paulo de Tarso Pinheiro Machado, do grupo CEEE – mostraram os planos de investimento que vêm realizando em suas áreas de abrangência, as melhorias projetadas nas linhas de transmissão, subestações e ampliação da rede. A AES Sul lamentou os episódios, que atingiram a totalidade dos 118 municípios controlados pela concessionária, com 500 mil clientes. Dos 490 mil atingidos pelos temporais e que ficaram sem energia, 334 mil tiveram o religamento em 24 horas. Para 470 mil clientes, demorou 96 horas o retorno da energia, disse o presidente da AES Sul, Antônio Oliveira.

Tanto Roberto Sartori, presidente da RGE, quanto Paulo de Tarso Pinheiro Machado, da CEEE, apresentaram os procedimentos adotados durante os dias críticos gerados pelas tempestades. A RGE abrange a Região Metropolitana, Missões e Noroeste e conseguiu recuperar a energia para 83% dos seus clientes em apenas um dia.

A CEEE enfrentou a severidade da situação na capital, onde até a rede subterrânea sofreu impacto, e nas ilhas do Guaíba. Um comitê de crise gerenciou a situação, contou o diretor de Distribuição, Júlio Elói Hofer, enfrentando as consequências da queda de 600 árvores sobre postes que romperam cabos de distribuição de energia, impactando quatro subestações, 16 linhas de transmissão, 293 alimentadores e a queda de 438 postes. Nas primeiras 24 horas, 93% dos 390 mil clientes da CEEE recuperaram a energia... Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato