Tucanos manifestam ao secretário da Agricultura apoio ao projeto que regula coleta e transporte do leite

Crédito da foto: Luís Gustavo Machado | Bancada PSDB
Os projetos de lei de autoria do governo do Estado, que atendem demandas do setor produtivo gaúcho, foram debatidos durante reunião almoço da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (24), com o secretário estadual da Agricultura e Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. O gestor procurou responder dúvidas dos parlamentares quanto à questões presentes em propostas que tramitam no Legislativo e deverão ser votadas no Plenário ainda neste ano.

Um dos projetos de lei de maior relevância para os parlamentares tucanos diz respeito a coleta e ao transporte do leite no Estado. Recentemente, o governo encaminhou proposta contemplando reivindicações do setor leiteiro. A matéria busca coibir irregularidades investigadas pela operação Leite Compen$ado, do Ministério Púbico e Polícia Civil. “O texto foi montado a partir de grupo de trabalho coordenado pela secretaria e com participação de entidades. Além do transporte, a matéria envolve a produção, a coleta e a comercialização do leite cru”, enfatizou o secretário. O projeto foi encaminhado em regime de urgência, devendo ir direto ao Plenário para votação.

A líder do PSDB na Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, lembrou que uma proposta semelhante foi apresentada por parlamentares. “A partir de sugestão do Instituto Gaúcho do Leite, participei juntamente com os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT), Elton Weber (PSB) e Aloísio Classmann (PTB) da apresentação de proposta que atendia a coleta e o transporte do leite. Entretanto, o projeto do governo é mais abrangente, tendo em vista que regula todos os elos da cadeia leiteira”, observou.

O líder da bancada tucana, deputado Jorge Pozzobom, assumiu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a relatoria do PL citado por Zilá. O deputado apresentou parecer favorável após fazer algumas correções de ordem técnica, visando a constitucionalidade do texto. “A matéria aguarda pedido de preferência para ser votado na CCJ”, ressaltou. O parlamentar concordou que a proposta do governo é mais ampla. “Pelo que analisei, o projeto do Executivo define bem a presença do Estado na fiscalização de todas as etapas da cadeira do leite”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato