Pozzobom, Zilá e Marcel questionam indicação de Evo Morales à "Medalha de Mérito Farroupilha"

Agência AL/RS
O líder da Bancada do PSDB, deputado Jorge Pozzobom, a líder do partido na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach, e o deputado Marcel van Hattem (PP) protocolaram nesta terça-feira (15) requerimento à Mesa Diretora da Casa, visando que seja reavaliada a concessão da “Medalha de Mérito Farroupilha” ao presidente da Bolívia, Evo Morales. Além de inoportuna e inconveniente, os parlamentares defenderam que a indicação de Morales, feita pelo deputado Edegar Pretto (PT), não se enquadra em critério de concessão da Medalha. A entrega da honraria está programada para fevereiro.

O requerimento aponta que a Resolução de Mesa número 937/2009, que instituiu a Medalha, determina que nos dados biográficos do homenageado deva constar o “resumo dos serviços prestados ao Estado do Rio Grande do Sul ou a seu povo”. Os parlamentares afirmaram que nada consta a esse respeito sobre Morales, portanto, homenageá-lo é desconsiderar não só o Estado, mas o Brasil como um todo.

Pozzobom relembrou as conhecidas investidas do pretenso candidato à homenagem contra a soberania nacional e a sua intromissão na política brasileira. “Os gaúchos e os brasileiros não esquecem a ocupação de duas refinarias da Petrobras pelo exército do senhor Morales, durante processo de nacionalização dos recursos naturais bolivianos, em 2006. Foi um gesto hostil para não dizer criminoso. Recentemente, ao manifestar apoio a presidente Dilma, diante da iminência de um processo de impeachment, Morales ameaçou o Brasil com novas bravatas militaristas”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato