“Dilma promete crescimento econômico, mas empurra o país para recessão”, diz Zilá Breitenbach

Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
A líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach, lamentou a queda de 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, em 2015, divulgado nesta quinta-feira (3), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a parlamentar, os brasileiros estão diante de mais um estelionato eleitoral protagonizado pela presidente Dilma Rousseff e pelo seu partido, o PT. “Além de promover um ajuste fiscal diferente do prometido na campanha eleitoral de 2014, sacrificando áreas sociais e elevando tributos, Dilma empurra o país para a recessão. Onde está o ‘pibão’ prometido na eleição?”, questionou.

A partir de análise feita pela assessoria técnica da bancada tucana, Zilá explicou que a retração do PIB no ano passado refletiu em praticamente todos os setores da economia, em especial a Formação Bruta de Capital Fixo, ou seja, investimento em bens de capital, com queda de 14,1%. “Os dados apontam quedas significativas na indústria e nos serviços. O único setor avaliado que registrou crescimento no período foi a agropecuária. Vale destacar que isso é fruto do trabalho dos nossos produtores rurais, além do auxílio de fatores meteorológicos”, observou.

A deputada fez questão de apresentar os índices de queda em cada setor da economia. “Os números são desoladores. Serviço caiu -2,7%, indústria -6,2%, consumo das famílias -4%, maior queda desde 1996, consumo do governo -1%, investimento -14% e importações de bens e serviços -14,3%”, apontou. A agropecuária cresceu 1,8%, mas Zilá enfatizou que foi a pior alta desde 2012.

Zilá comentou ainda as denúncias feitas pelo ex-líder do governo Dilma no Senado, o petista Delcídio Amaral. “Estamos diante de fatos graves. Delcídio decidiu fazer acordo de delação premiada na operação Lava Jato. Ele citou vários nomes, entre eles o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PT fala que a oposição está orquestrando um golpe para derrubar o governo Dilma, mas as denúncias de esquemas de corrupção partem de dentro do próprio grupo que atualmente comanda o país”, concluiu.

Clique na imagem para ampliá-la:


Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato