Deputada Zilá Breitenbach defende a promoção de políticas públicas para a população idosa

Crédito foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa pautou a manifestação da líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach, durante a sessão plenária desta quarta-feira (15). Com o aumento de 400% da violência contra o idoso num período de dez anos, segundo pesquisas, a parlamentar defendeu a promoção de políticas públicas para esta faixa da população que, em 2050, terá dobrado em relação às crianças.

Zilá disse que estudos mostram que 84% da violência contra os idosos acontece dentro de casa, com frequência diária, de caráter financeiro e pessoal. “Mais da metade das vítimas de violência tem 85 anos ou mais, 64% são aposentados, 68% são do sexo feminino e 27% analfabetos”, apontou.

A deputada explicou que os agressores são, em geral, os filhos ou parentes próximos. Zilá relatou dados estatísticos relativos à violência constatando que a cada 10 minutos um idoso é agredido no país. “Esses dados determinam a elaboração de políticas públicas para os idosos, na área da previdência, da saúde e da alimentação”, defendeu.

Outra observação feita por Zilá diz respeito ao mercado de trabalho. “Ao buscar emprego para complementar sua renda, o idoso raramente alcança esse objetivo”, observou.

A parlamentar preside a Frente Parlamentar em Apoio às Vítimas de Violência, na Assembleia. Recentemente, Zilá propôs a alteração do nome da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, para Comissão dos Direitos Humanos, da Cidadania e das Vítimas de Violência, dando ênfase ao amparo às vítimas dos casos de agressão de ordem física, moral e psicológica.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato