“Estatuto da Criança e do Adolescente proporcionou avanços, mas ainda há muito a se fazer”, diz Zilá

Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
A líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach, celebrou os 26 anos da Lei 8.069, promulgada no dia 13 de julho de 1990, que criou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ela usou o espaço de liderança do partido, nesta quarta-feira (13), na sessão plenária, para destacar o papel do ECA a favor da juventude. A parlamentar tucana destacou os avanços no período, como a queda da mortalidade infantil em mais de 60%, a redução de 14% para 1,7% no analfabetismo entre crianças de 10 a 14 anos e a diminuição em 50% do trabalho infantil no país.

Zilá lamentou outros dados, que na sua opinião, merecem atenção especial por parte do poder público. A deputada citou como exemplo os números elevados relativos a gravidez na adolescência e os índices de violência contra os jovens. “Precisamos olhar com atenção para esses dados. Devemos investir mais em políticas públicas de combate à violência e orientar melhor as famílias para evitar gravidez precoce”, avaliou.

A deputada salientou também o desamparo das escolas públicas, o descaso dos pais com os filhos, a falta de interesse dos alunos e a inversão de valores que se verifica na sociedade atual. “Educar é uma tarefa ampla, que ultrapassa a esfera econômica”, observou. Zilá enfatizou a importância da criação dos conselhos tutelares. “Há hoje mecanismos e órgãos atuando nos temas da criança e do adolescente. Sabemos que ocorreram avanços, mas ainda há muito a se fazer”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato