Na Semana da Doação de Órgãos, Adilson Troca atua para dar visibilidade ao assunto na Assembleia

Agência AL/RS
Nesta terça-feira (27) é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. O deputado Adilson Troca (PSDB), presidente da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, da Assembleia Legislativa, explica que, pela Lei, a decisão de doar ou não os órgãos depende das famílias.

Por essa razão, o parlamentar tucano orienta o diálogo sobre o tema entre os familiares. “Essa é a mensagem que procuramos reforçar neste momento dedicado à conscientização sobre a importância da doação. O doador deve manifestar sua vontade primeiro à família, em casa. O gesto é simples, mas bastante significativo”, disse.

A Frente Parlamentar presidida por Adilson Troca trabalha desde 2005 em parceria com sindicatos, conselhos profissionais, ONGs, Ministério Público, Poder Judiciário e Executivo pela divulgação de informações sobre doação. A Frente disponibiliza cartilhas educativas, promove eventos de conscientização e atualiza página Facebook (www.facebook.com/soudoador) com orientações.

De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, atualmente são mais de 34 mil brasileiros que aguardam um transplante. Apesar da importância da causa, ainda existe muita desinformação, preconceito e dúvidas. O maior empecilho para ampliar o número de doadores é a negativa da família, que recusa a doação em 44% dos casos.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato