PSDB foi o grande vitorioso no 1º turno das eleições no RS, avalia líder da bancada tucana na Assembleia

Reprodução
Na avaliação do líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Pedro Pereira, o partido obteve grande resultado no primeiro turno das eleições municipais. Pereira destacou as vitórias em Pelotas, com Paula Mascarenhas, Novo Hamburgo, com Fátima Daudt, e Viamão, com André Pacheco.

O tucano também considerou satisfatório os resultados do deputado federal Nelson Marchezan, em Porto Alegre, que finalizou a primeira etapa na frente dos demais concorrentes, e do deputado estadual Jorge Pozzobom, em Santa Maria. Ambos vão disputar o segundo turno nas duas cidades.

Para Pereira, Marchezan e Pozzobom devem sair vitoriosos ao final da eleição. O líder tucano também ressaltou o crescimento no PSDB no número total de prefeituras no Estado. O partido passou de 18 prefeitos para 26. “Podemos encerrar o pleito com 28 prefeituras, contando Porto Alegre e Santa Maria. O PSDB foi o grande vitorioso nessa eleição”, comemorou.

Vitórias em grandes colégios eleitorais

PELOTAS - Paula Mascarenhas fez história ao vencer a disputa eleitoral pela prefeitura de Pelotas. Além de ser a primeira mulher escolhida para comandar a cidade, a atual vice conseguiu ser a primeira prefeita do município a vencer no 1º turno. Com 100% das urnas apuradas, ela obteve expressivos 112.358 votos (59,86% dos votos válidos), contra 37.967 (20,23%) do seu principal adversário, Anselmo Rodrigues, do PDT, que já foi prefeito por duas vezes.

NOVO HAMBURGO - Com uma diferença de apenas três pontos percentuais, Fátima Daudt foi eleita prefeita de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos. A candidata tucana teve 36.435 votos (33,98%) contra 33.223 votos (30,98%) de Paulo Ritzel (PMDB).

VIAMÃO - André Pacheco foi eleito como novo prefeito de Viamão, ao obter 56.739 votos, o que corresponde a 57,80% dos votos válidos. Seis candidatos disputaram a vaga ao cargo na cidade: André Pacheco (PSDB), Dédo Machado (PDT), Jorge Chiden (Rede), Professora Andreia Gutierres (PTB), Ridi (PT) e Romer Guex (PSOL).

Ficou para o segundo turno

PORTO ALEGRE - Marchezan e Sebastião Melo (PMDB) disputarão o segundo turno em Porto Alegre. Marchezan teve um desempenho surpreendente e liderou desde a primeira urna apurada. Quando a apuração fechou os 100%, veio a confirmação: Marchezan com 29,84% dos votos válidos e Melo em segundo, com 25,93%.

SANTA MARIA - A diferença de votos de Pozzobom para Valdeci Oliveira (PT) foi de 709 votos. Com 100% dos votos apurados, Valdeci ficou com 43.746 votos (29,68%), e Pozzobom, com 43.037 (29,20%). Pozzobom atribui a sua votação ao fato de não fazer promessas. Além disso, para ele, o principal é que não haja uma divisão de Santa Maria, que todos devem trabalhar pelo melhor para o município.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato