Um em cada quatro brasileiros será governado por prefeito do PSDB

Reprodução
Na imprensa
Jornal do Comércio

O PSDB saiu do segundo turno como o maior vencedor da eleição municipal de 2016, quando o critério observado é o número de eleitores que cada partido vai governar. Em seu conjunto, os prefeitos do partido vão administrar cidades que abrigam 23,9% do eleitorado - ou seja, para cada quatro eleitores, um será governado por um tucano.

No primeiro turno, o PSDB venceu em 789 cidades, que concentravam 26,8 milhões de eleitores. Na segunda rodada da eleição, foram 14 cidades a mais, com eleitorado total de 7,6 milhões. Nos municípios com votos apurados ontem, os tucanos venceram nos que concentram cerca de 23% dos brasileiros com idade de votar.

Com os resultados de ontem, o PT foi praticamente varrido do chamado clube do segundo turno, o conjunto das 92 cidades que têm 200 mil eleitores ou mais. Nesse conjunto, que abriga 38% do eleitorado do País, o único representante petista a partir do ano que vem será o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, reeleito já no primeiro turno, com 54,9% dos votos válidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato