Pedro Pereira destaca a contribuição do negro no desenvolvimento do Estado e do país

Agência AL/RS
Para o líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Pedro Pereira, o Dia Nacional da Consciência Negra é importante para fazermos uma reflexão sobre o papel que os negros desempenharam na construção do Brasil. O parlamentar disse, nesta quarta-feira (16), data marcada pela sessão solene do Parlamento gaúcho em homenagem ao negro, que o dia 20 de Novembro sintetiza a luta pela liberdade e valorização dos afrodescendentes no história brasileira.

Pereira defendeu a expansão das políticas de inclusão social que contemplam sobretudo a comunidade negra. Entretanto, o deputado afirmou ser necessário fomentar o debate sobre a discriminação, o preconceito latente em nosso meio. “As ações afirmativas só serão percebidas de forma plena quando erradicarmos posturas discriminatórias na sociedade”, afirmou.

Segundo Pereira, o preconceito étnico num país miscigenado é, sem dúvida, um contrassenso. “A mudança cultural depende de cada um de nós. Ela está em pequenos atos do nosso dia a dia. Precisamos apenas colocar em prática certos gestos comportamentais e priorizar o respeito ao próximo independentemente de questões étnicas”, concluiu.

Até o dia 20 de novembro ocorrerão as atividades da Semana da Consciência Negra da Assembleia. Neste ano, a Bancada do PSDB indicou a jornalista e apresentadora Carol Anchieta para participar do painel que vai debater as lutas, conquistas e desafios do enfrentamento ao racismo na sociedade, programado para acontecer nesta quinta-feira (17), às 19h, no Teatro Dante Barone. A programação completa da Semana da Consciência Negra pode ser acessada no site www.al.rs.gov.br.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato