Zilá defende integração de conhecimento técnico entre instituições de pesquisa agropecuária

Crédito da foto: Bethania Haas Loblein
A oitava audiência pública da Frente Parlamentar de Apoio à Pesquisa Agropecuária, presidida pela deputada Zilá Breitenbach, reuniu nesta segunda-feira (7), no auditório do Instituto Rio-grandense do Arroz (IRGA), em Porto Alegre, representantes de entidades dos estudos aplicados na produção primária gaúcha. O encontro serviu para estreitar relações e favorecer o compartilhamento de conhecimento técnico e cientifico voltados ao setor da Agropecuária.

Zilá explicou que nas audiências públicas anteriores, a Frente procurou sensibilizar as entidades ligadas ao setor para estabelecer um canal de comunicação entre os agentes que desenvolvem pesquisas no Estado e o produtor rural. “Ao longo do ano, incentivamos a troca de informações e o acesso aos estudos por parte dos produtores. Para isso, procuramos a Emater, fazendo com que ela seja o elo de ligação entre ambos”, observou. A deputada ressaltou que a Frente também proporcionou um ambiente adequado para as instituições de pesquisa apontarem suas dificuldades. “Colocamos em evidência o quadro atual da pesquisa agropecuária no Estado e encaminhamos soluções em diversos casos”, afirmou.

Durante a audiência pública, as entidades demonstraram preocupação com a perda de recursos humanos. O diretor da Faculdade de Agronomia da UFRGS, Pedro Selbach, chamou a atenção para os desafios atuais da agropecuária. “Sabemos que a quantidade e a qualidade de alimentos passam pela pesquisa”, observou.

O presidente da Federarroz e produtor rural, Henrique Dornelles, falou sobre a importância do IRGA no desenvolvimento da orizicultura. E manifestou apreensão com o possível desmantelamento das instituições públicas de pesquisa no Estado. O presidente do IRGA, Guinter Franz, reforçou o papel de sua entidade no incentivo de estudos voltados para a qualificação da produção gaúcha de arroz.

O diretor técnico da Fepagro, Carlos Oliveira, apresentou um panorama da pesquisa agropecuária do Brasil. O presidente da Fepagro, Adoralvo Schio, defendeu o avanço das pesquisas e o compartilhamento efetivo dos estudos em andamento.

O secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, se colocou à disposição para atuar a favor das instituições de pesquisa e ressaltou a importância da Frente no processo de troca de informações técnicas entre as entidades. O presidente da Assep, Nelson Bertoldo, também esteve presente na audiência pública e enfatizou a disposição da sua associação em colaborar com os trabalhos da Frente Parlamentar.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato