Janeiro será marcado por mudanças na Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa gaúcha

Divulgação
A partir de janeiro a Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa passará por modificações significativas. O deputado Jorge Pozzobom deixará o Parlamento gaúcho para assumir a prefeitura de Santa Maria e em seu lugar ficará a deputada Zilá Breitenbach, que atualmente exerce o mandado na condição de suplente da coligação PSDB, PRB e Solidariedade, eleita em 2014. Com a titularidade de Zilá, o secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker, retorna para a Assembleia. Redecker foi o segundo parlamentar mais votado para essa legislatura, obteve 96.561 votos.

Zilá exerce atualmente a liderança partidária no Parlamento. A deputada é professora e foi prefeita de sua cidade natal Três Passos por dois mandatos, com gestão reconhecida nacionalmente. Na Assembleia, está em seu terceiro mandato e coordena a Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência e a Frente Parlamentar em Apoio a Pesquisa Agropecuária Gaúcha. Também se destaca no trabalho em prol da proteção do idoso, na defesa dos educadores e na transparência do setor público. Neste ano, Zilá obteve uma grande vitória ao transformar em Lei a proposta de sua autoria, que barra a nomeação de servidores públicos com contenção judicial por improbidade administrativa, a chamada “Ficha Limpa RS”.

Redecker é filho do deputado federal Júlio Redecker. Foi assessor especial junto ao gabinete da ex-governadora Yeda Crusius (PSDB). Em 2010, conquistou seu primeiro mandato na Assembleia. Presidiu a Frente Parlamentar de Fomento às Parcerias Público-Privadas e a Frente Parlamentar do Turismo. Em 2014 propôs e comandou a CPI da Energia Elétrica. Ele também se destacou como o deputado mais presente na Assembleia e foi o que mais apresentou emendas ao Orçamento do Estado entre 2011 e 2014.

Como secretário de Minas e Energia, Redecker desempenhou papel fundamental na promoção de projetos que contemplaram o uso de energias limpas e renováveis no Estado. Em sua gestão foram desenvolvidos estudos quanto às potencialidades energéticas regionais, como o Plano Energético e o Atlas das Biomassas, a criação de programas de incentivo à produção de energia limpa, como RS Energias Renováveis e o RS Gás, e firmada parceria com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para o monitoramento mútuo dos licenciamentos ambientais, o que desburocratizou o processo e o tornou mais eficiente.

Pozzobom foi eleito prefeito de Santa Maria nas eleições municipais deste ano. Portanto, a partir de 1º janeiro de 2017, ele assumirá a administração da principal cidade da Região Central do Estado. O tucano encerrará seu mandato na Assembleia deixando um legado de atuação propositiva a favor do bem comum. Nos últimos dois anos, o parlamentar trabalhou na criação da Frente Parlamentar da Segurança Pública, iniciativa definida como um grande pacto gaúcho pela segurança.

O deputado também articulou ações que favoreceram as forças de segurança do Estado, como a busca por recursos orçamentários voltados a viabilizar a nomeação de novos Policiais Militares e Agentes da Polícia Civil. Por ser advogado, Pozzobom se destacou, ainda, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sendo o deputado que relatou o maior número de proposições legislativas entre 2015 e 2016.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato