Líderes do PSDB na Assembleia afirmam que desemprego está acima das taxas oficiais

Agência AL/RS
Os erros cometidos pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff na condução da política econômica deterioram o mercado de trabalho brasileiro, segundo avaliação dos deputados que integram a Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa. Os parlamentares tucanos analisaram dados reunidos pela assessoria técnica do partido junto ao banco Credit Suisse, que apontam que o país está entre os recordistas globais do chamado desemprego ampliado.

O volume total estimado por meio do desemprego ampliado considera as pessoas que desistiram de procurar emprego ou estão vivendo de trabalho informal. Pelo levantamento, cerca de 23 milhões de brasileiros estariam desempregados ou subutilizados, quase o dobro da taxa oficial. Com isso, o Brasil está atrás somente de nações profundamente afetadas pela crise internacional, como a Grécia (31,2%), Espanha (29,75%), Itália (24,6%), Croácia (24,6%) e Chipre (23,8%).

Para o líder da bancada tucana, deputado Pedro Pereira, esse grande contingente de desempregados materializa o nível de sofrimento vivido pela sociedade brasileira. Pereira defendeu reformas imediatas para o país retomar a trajetória do crescimento econômico e, consequentemente, devolver dignidade aos cidadãos. “O PSDB está procurando contribuir com as reformas estruturantes defendidas pelo governo atual, não só na fixação do teto dos gastos públicos. Estamos diante de uma demanda urgente, pois o Brasil precisa voltar a crescer de forma sustentável para gerar novos postos de trabalho”, avaliou.

A líder do PSDB na Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, destacou que a taxa de desemprego ampliado no primeiro trimestre do ano passado chegou a nada menos do que 21,2%. “Isso é muito acima do índice oficial, que no mesmo período ficou em 11,8%”, observou. Zilá alertou que os dados deixam o país na sexta colocação entre as 31 nações pesquisadas e à frente de países com renda semelhante.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato