Conclusão do inquérito que aponta Lula e Dilma por obstrução da Lava Jato não gera surpresa entre tucanos

Agência AL/RS
A conclusão do inquérito da Polícia Federal que apontou os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, além do ex-ministro Aloizio Mercadante, por obstrução da investigação da Lava Jato, demonstra o nível de envolvimento do PT com o escândalo de corrupção. Essa foi a avaliação feita pelos deputados que integram a Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa gaúcha. Para os parlamentares, o resultado também expõe o descaso do então governo petista com os brasileiros.

O deputado Pedro Pereira afirmou que a postura adotada por Lula, Dilma e Mercadante revelou as ações obscuras do PT na tentativa de destruir a Lava Jato. “É algo grave e que precisa ser apurado. O PSDB espera uma manifestação o quanto antes por parte da Justiça sobre essa caso”, defendeu.

De acordo com a líder do PSDB na Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, obstrução de Justiça, utilizando o poder que lhe é conferido pelo voto popular para atrapalhar o andamento de investigações, é algo gravíssimo. “A conclusão do inquérito da PF revela a maneira que o poder público era usado no período que o PT estava no comando do país. Práticas assim devem ser coibidas para que não se repitam”, concluiu.

O inquérito finalizado foi enviado para o Supremo Tribunal Federal (STF) na última semana. A PF sugere que os três petistas sejam denunciados criminalmente pelos crimes de obstrução da Justiça e, no caso de Mercadante, tráfico de influência. Como nenhum dos três réus possui foro privilegiado, o pedido dos investigadores é para que eles respondam ao processo na primeira instância da Justiça, onde o caso é conduzido pelo juiz federal Sergio Moro. A decisão caberá ao relator da Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin.

O ato de Dilma de nomear o ex-presidente Lula para o ministério da Casa Civil, no ano passado, foi encarada pela PF como tentativa de garantir foro privilegiado ao investigado. Já Mercadante é acusado de tráfico de influência por conta de uma gravação em que aparece oferecendo ajuda ao ex-senador Delcídio do Amaral em troca do seu silêncio.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato